quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Um pouco sobre o arquiteto...


"Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, GOSE, GCIH, (Matosinhos, 25 de Junho de 1933) é o arquitecto contemporâneo português de maior prestígio internacional.
Siza Vieira realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal da Expo'98, a Igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses ou o Museu de Arte Contemporânea, no Porto. A sua obra, no entanto, pode ser encontrada em vários pontos do mundo. Junto com Fernando Távora, é uma das referências da Escola de Arquitectura do Porto onde ambos foram professores.

(...)

Formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, que frequentou de 1949 a 1955. Influenciado, numa primeira fase da sua obra, por nomes internacionais da arquitectura como Adolf Loos e Frank Lloyd Wright, cedo Siza conseguiu afastar-se dessas influências claras e traçou a sua linguagem que nos remete tanto a influências clássicas como ao desenho claro e limpo que definiu a obra de Mies van der Rohe, os planos horizontais, a clareza das formas, o requinte do espaço.
Criando marcos arquitectónicos na história da arquitectura portuguesa como a Casa de Chá, as Piscinas de Marés, o Museu de Serralves, a igreja de Marco de Canaveses, ou mais recentemente, o museu para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, onde Álvaro Siza marca uma nova linguagem arquitectónica, muito à semelhança de Le Corbusier que, na sua terceira fase, afasta a racionalidade das villas, Siza consegue-se reinterpretar ou mesmo se redesenhar, procurando uma linguagem que, até então, tinha vindo a mostrar em alguns apontamentos de obras recentes complexidade formal aliada a uma aparente simplicidade do desenho."

A Citação. Em: http://pt.wikipedia.org/wiki/alvaro_Siza_Vieira . Acesso em: 12 de novembro de 2009.

Algumas de suas obras:

Serpentine gallery pavillon (Londres - Inglaterra)

Igreja de Santa Maria (Marco de Canaveses - Portugal)

Bonjour tristesse (Berlim - Alemanha)

Bairro da Malagueira (Évora - Portugal)

Biblioteca Municipal (Viana do Castelo - Portugal)

Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre - Brasil)

PS1: A volumetria utilizada por Siza em suas obras é algo bem característico, todas tem formatos muito parecidos mas ao mesmo tempo bem distintos.

PS2: Este ano, tivemos na UNIFOR a exposição de Iberê Camargo e mal imaginávamos que no mesmo ano estariamos estudando sobre o arquiteto que projetou a fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. Poisé, coisas da vida!

Um comentário:

  1. Oi gente! O "PS1" traz um comentário interessante que pode ser desenvolvido no trabalho sobre as volumetrias distintas mas uníssonas na obra do Siza. Pensem nisso!

    ResponderExcluir